Como parte de um intenso programa de modernização da Ordem e de rejuvenescimento de seus quadros, encontra-se em curso um projeto de instalação de Lojas Acadêmicas, também chamadas Universitárias, em todo o país.
As Lojas Acadêmicas há muito existem em outros países, como Inglaterra, Irlanda, Estados Unidos, Canadá e Austrália. A primeira foi a University Lodge nº. 74, de Londres, constituída no dia 14 de dezembro de 1730, por iniciativa da Loja “Urso do Arado” nº. 63 que se reunia na taberna de mesmo nome. Dessa Loja Acadêmica participaram estudantes da Universidade de Oxford e Cambrige, além de Jean Théophile Désaguliers (*1683 +1744) considerado o Pai da Maçonaria Especulativa Moderna. A Westminster and Keystone Lodge foi convertida em Loja Acadêmica em 1855 e se tornou segunda do gênero, também reunindo estudantes de Cambridge e Oxford. Oscar Wilde (*1854 +1900), um dos maiores escritores do século XIX, ingressou na Loja Acadêmica Apollo a 23 de fevereiro de 1875.
Nos Estados Unidos existem entre outras, as Lojas Havard e Boston University. Ainda nos Estados Unidos, as lojas ligadas a universidades, muitas funcionam no próprio campus e outras são independentes. Existem aquelas que só admitem alunos ou ex-alunos de uma determinada universidade e outras que são abertas, admitindo estudantes e não estudantes, muitas vezes professores.
No Brasil, foi fundada em 20 de agosto de 1975 a Loja Universitária nº. 1928, de Bragança Paulista (SP), federada ao Grande Oriente do Brasil. Depois surgiu a Fraternidade Acadêmica Piratininga nº. 2862, na cidade de São Paulo, fundada em 20 de abril de 1995, também federada ao GOB.
A rigor, não existe Maçonaria Acadêmica. O que existe são Lojas Maçônicas chamadas de Acadêmicas e Universitárias. As leis que as regem são as mesmas leis que regem qualquer outra Loja Maçônica federada ao Grande Oriente do Brasil. A única diferença é que essas agremiações privilegiam a Iniciação de universitários, de professores e demais candidatos ligados à área acadêmica. Reúnem-se em condições de hora, local, e frequência que buscam conciliar as atividades da Ordem com as do estudante.
É condição regimental para ingresso nos quadros de nossa Loja que o candidato seja estudante de graduação, pós-graduação, formado em universidade ou ex-aluno, resultando na menor faixa etária e maior grau de escolaridade de toda a Ordem. Mantemos a tradição e continuidade, ao mesmo tempo em que realizamos a modernidade da instituição.
Adaptado do texto de autoria do Eminente Irmão Lucas Francisco Galdeano, intitulado “A Maçonaria Universitária”.
Habitualmente realizamos a obtenção e empréstimo de cadeiras de rodas, muletas, doações de cestas básicas, materiais e tempo em atenção aos necessitados. Além disso, possuímos programas permanentes instituídos em benefício da sociedade.
Nosso Estandarte, assim como o nome de nossa Loja, homenageia o escultor Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. A obra por ele esculpida do Profeta Amós ocupa lugar central, tal como representado nas estátuas em pedra-sabão dos 12 profetas (1794-1804), no santuário de Nosso Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas, Minas Gerais. Simboliza a humildade e tenacidade frente às injustiças sociais.