A instalação de Lojas Acadêmicas faz parte de um programa de modernização da instituição. Nessas Lojas privilegia-se o ingresso de universitários, professores e formados nas mais diversas áreas do conhecimento. Apenas portadores de diploma superior ou universitários podem regimentalmente ingressar em nossa Loja.
Em visita a Bauru na Loja Antônio Francisco de Lisboa “O Aleijadinho”, o então Grão Mestre Estadual Cláudio Roque Buono Ferreira sugeriu ao V∴M∴ Antônio Augusto Dias de Césaro a fundação de uma Loja Acadêmica em Bauru.
Desafio lançado, o V∴M∴ Antônio Augusto entrou em contato com o M∴I∴ Joaquim Thomaz Sanches Madureira, indagando se ele aceitava coordenar o movimento para fundação de uma Loja Acadêmica em Bauru.
Diante da aquiescência do M∴I∴ Joaquim Thomaz Sanches Madureira, o Grão Mestre se comprometeu a auxiliá-lo na fundação da Loja Acadêmica, com total suporte em informações e materiais acerca da fundação.
Materiais e informações em mãos, faltava definir o rito, o nome e as pessoas que fundariam a Loja Acadêmica.
Tendo em vista que Ir∴ Madureira foi iniciado, elevado e exaltado no Rito Moderno, ele entendeu que este seria o mais adequado à mente acadêmica e assim sugeriu e foi aceito por todos fundadores.
Inicialmente a fundação da Loja Acadêmica seria encabeçada apenas pela Loja mãe Antônio Francisco Lisboa “O Aleijadinho” e os fundadores seriam os membros de seu quadro, entretanto, diante da escolha do Rito Moderno, foram convidados para figurarem como fundadores e membros da Loja, Irmãos de outras Lojas de Bauru que operavam no Rito Moderno.
Diante desta situação, o nome da Loja Fraternidade Acadêmica “O Aleijadinho” originou-se considerando o seguinte critério:
• Fraternidade, oriundo da coirmã Fraternidade Novo Milênio do Rito Moderno;
• Acadêmica, identificando a natureza da Loja; e,
• “O Aleijadinho”, oriundo da Loja mãe Antônio Francisco Lisboa “O Aleijadinho”.
Rito e nome definidos, foram elaborados os documentos de fundação. Aproveitando o Seminário do Rito Moderno que estava ocorrendo no SENAI, o Ir∴ Joaquim foi arregimentando Irmãos para figurarem como fundadores e membros da Loja.
Fundada a Loja em 29/05/2004, a primeira sessão foi realizada em 01/07/2004, sob a Presidência do V∴M∴ Joaquim Thomaz Sanches Madureira.
A Loja realizou no dia 19/08/2006 sua primeira iniciação, e segue desde então rumos próprios com força e vigor.
É condição regimental para ingresso nos quadros de nossa Loja que o candidato seja estudante de graduação, pós-graduação, formado em universidade ou ex-aluno, resultando na menor faixa etária e maior grau de escolaridade de toda a Ordem. Mantemos a tradição e continuidade, ao mesmo tempo em que realizamos a modernidade da instituição.
Habitualmente realizamos a obtenção e empréstimo de cadeiras de rodas, muletas, doações de cestas básicas, materiais e tempo em atenção aos necessitados. Além disso, possuímos programas permanentes instituídos em benefício da sociedade.